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terça-feira, 21 de maio de 2013

Papel da Informação na Organizaçao


O papel da informação nas organizações

Sempre que falamos em informação pensamos logo em computadores e toda a tecnologia que o homem-máquina e a máquina-homem de hoje até agora conseguiram inventar juntos. Está certo refletirmos assim.
 Quando perguntamos qual é o papel da informação numa empresa, na verdade queremos saber de que modo esta empresa consegue manusear e vergar este fato comunicado. Então, a pergunta mais coerente e correta seria: como a organização usa a informação?

As respostas são muitas, pois, como já disse cada ser de nossa sociedade do conhecimento difere um do outro. Porém, genericamente falando, uma organização usa a informação de uma maneira que lhe possa garantir rapidez e satisfação, tanto em seu interior quanto em seu exterior.
Então a informação vem para auxiliar a empresa, em sua missão e seu desafio de existir e fazer jus à sua essência. Como informação também quer dizer comunicação, observamos que quem se comunica bem, atrai; entretanto, quem não sabe se comunicar, afasta. O mesmo acontece com as empresas e sua detenção do saber transformado em informação.

A Informação e a Comunicação nas Organizações

Quando se traz a comunicação como componente do processo organizacional, clarifica-se a função da informação: ativar e organizar os elementos envolvidos nas relações da organização com seus públicos, interligando interesses, ou seja, “a qualidade dos dados, com significado e utilidade para as partes, com a verdade e reduzindo a incerteza em face da necessidade de resposta a uma pergunta [...] levando à ação corporativa”. O detentor da informação tem o poder de decisão ou de influenciar a ação do outro.


 Exemplo;







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