Resumo por Tema

Temas Grupo 1

Administrador:

Temas Grupo 2

Administrador:

Temas Grupo 3

Administrador:

Temas Grupo 4

Administrador:

01 - Tipo de Computador

02 - Hardware

03 - CPU

04 - Memoria

05 - Dispositivos de Entrada e Saída

06 - Periféricos

07 - Peopleware

08 - Software

09 - Família de Softwares

10 - Rede de Computadores (LAN, MAN e WAN)

11 - Implantação de uma rede para organizações

12 - Sistemas Operacionais

13 - Papel da Informação na Organização

14 - Visão Geral da Tecnologia da Informação

15 - Sistemas de Informação

16 - Inteligência Artificial

17 - Robótica

18 – Automação

19 - Sistemas Colaborativos

20 - Conceito do Ciclo de Desenvolvimento de Sistemas

21 - Papeis de Responsabilidade (Gerente de Projetos, Analista de Sistemas e Programador)

22 - Função do Administrador de Banco de Dados

23 - Sistema Centralizado e Distribuído

 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sistemas Operacionais


O que é um sistema operacional?

- Sistema operacional, é o programa principal de um computador. É através do sistema operacional que temos a interação entre Hardware (Parte física do computador) e Software (Aplicativos em gerais como, Word, Internet Explorer e outros), o sistema operacional funciona como um “Gerente”, ou seja, ele indica por onde e como serão gerenciadas as interações entre as duas partes distintas de um computador. Por exemplo, ao clicar no botão imprimir de algum aplicativo o sistema operacional ativa um comando que envia esta solicitação ao processador que por sua vez, envia esta solicitação a impressora.
Quais são os tipos de sistemas operacionais?
- Existem 4 tipos básicos de sistemas operacionais. Eles são divididos em grupos relacionados com o tipo de computador que controlam e o tipo de aplicativos que suportam. Estas são as categorias mais abrangentes:
  • Sistema operacional de tempo real: (RTOS - Real-time operating system). É utilizado para controlar máquinas, instrumentos científicos e sistemas industriais. Geralmente um RTOS não tem uma interface para o usuário muito simples e não é destinado para o usuário final, desde que o sistema é entregue como uma "caixa selada". A função do RTOS é gerenciar os recursos do computador para que uma operação específica seja sempre executada durante um mesmo período de tempo. Numa máquina complexa, se uma parte se move mais rapidamente só porque existem recursos de sistema disponíveis, isto pode ser tão catastrófico quanto se uma parte não conseguisse se mover porque o sistema está ocupado.
  • Monousuário, mono tarefa: O sistema operacional foi criado para que um único usuário possa fazer uma coisa por vez. O Palm OS dos computadores Palm é um bom exemplo de um moderno sistema operacional monousuário e mono tarefa.
  • Monousuário, multitarefa: Este tipo de sistema operacional é o mais utilizado em computadores de mesa e laptops. As plataformas Microsoft Windows e Apple MacOS são exemplos de sistemas operacionais que permitem que um único usuário utilize diversos programas ao mesmo tempo. Por exemplo, é perfeitamente possível para um usuário de Windows escrever uma nota em um processador de texto ao mesmo tempo em que faz download de um arquivo da Internet e imprime um e-mail.
  • Multiusuário: Um sistema operacional multiusuário permite que diversos usuários utilizem simultaneamente os recursos do computador. O sistema operacional deve se certificar que as solicitações de vários usuários estejam balanceadas. Cada um dos programas utilizados deve dispor de recursos suficientes e separados, de forma que o problema de um usuário não afete toda a comunidade de usuários. Unix, VMS e sistemas operacionais mainframe como o MVS são exemplos de sistemas operacionais multiusuário.
Exemplos de sistemas operacionais
- Alguns exemplos de sistema operacional são:
Windows (versões 95, 98, ME, 2000, XP, 2003, Vista, Win-7 e Win-8);
Linux (
Debian, Conectiva, Mandrake, Red Hat, Kurumin, Ubuntu e outros) ;
Outros: OS/2, DOS e etc.


http://brasilti.blogspot.com.br/2008/02/conceito-sobre-sistemas-operacionais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário