Papel de Responsabilidade:
Gerente de Projeto
A pessoa designada pela organização executora para atingir os objetivos do projeto. É um profissional em ascensão e que pode contar hoje com um guia de métodos e ferramentas das melhores práticas em gestão de projetos que o ajudará a obter o resultado desejado.
Este guia é o PMBOK que diz que gerenciamento de projetos é “a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em projetos com o objetivo de atingir ou até mesmo exceder às necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas do projeto”.
O que isto significa?
100% responsável pelos processos necessários para gerenciar um projeto para uma conclusão bem sucedida.
· Planejar o projeto.
· Gerenciar o cronograma e assegurar que o trabalho está sendo feito no tempo determinado e dentro do orçamento planejado.
· Identificar, rastrear, gerenciar e responder a problemas no projeto.
· Comunicar proativamente as informações do projeto para todos os interessados (stakeholders).
· Identificar, responder e gerenciar riscos do projeto.
· Motivar e gerenciar a equipe.
Analista de Sistemas.
Atualmente mais conhecido como sistematizador de informações, é aquele que tem como finalidade realizar estudos de processos computacionais para encontrar o melhor e mais racional caminho para que a informação virtual possa ser processada. Este profissional estuda os diversos sistemas existentes entre hardwares (equipamento) e softwares (programas) e o usuário final, incluindo seus comportamentos e aplicações.
Papel do Analista de Sistemas.
É um solucionador de problemas. O seu trabalho serve de apoio à tomada de decisões na empresa. Cabendo ao analista, dentro do planejamento uma definição participativa e estruturação dos sistemas, buscando o estabelecimento de critérios de informação para o conjunto da organização, visando encontrar soluções que tragam maior benefício para a entidade. Para isso, é necessário o registro detalhado de cada componente da estrutura global, análise de fatores considerados como críticos pelo usuário, a elaboração de um plano de sistemas que seja coerente com as metas da empresa e o estabelecimento de uma metodologia de atuação, levando sempre em consideração o fator custo-benefício.
Áreas de atuação e especialidades
Com o maior desenvolvimento tecnológico, abriu-se um leque de atividades em que um analista de sistemas pode atuar. Entre eles, as principais áreas de atuação deste profissional são como:
· Projetista e Engenheiro de Software
· Administrador de Banco de Dados
· Analista de Sistemas
· Consultor de tecnologias, tanto de hardware, de software ou de processos informatizados
· Gerente da área/empresa tecnológica
· Gerente/Administrador de Redes de pequeno e médio porte
· Apoio ao desenvolvimento de Projetos Pedagógicos e atuação como docente no ensino da informática
· CIO - Chief Information Officer - Responsável por gerenciar a informação na empresa
· CTO - Chief Technology Officer - Responsável por gerenciar a tecnologia da informação na empresa
Programador.
Programadores também são conhecidos como desenvolvedor de software e são responsáveis apenas pelo desenvolvimento do software que lhes é passado por engenheiros e analistas de sistemas.
O cargo de programador é um dos mais comuns e iniciantes na área do desenvolvimento, mas de grande importância para empresas. Geralmente o programador é confundido nas empresas com analistas, engenheiros, dba (quando não como técnicos de informática), e estes acabam tendo que realizar estas funções que não são de sua obrigação.